De acordo com o IBGE, Maringá possui uma população de 357,077 habitantes.
Sua Região Metropolitana conta com 690 376 habitantes (IBGE/2010)
Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951,desmembrando-se de Mandaguari. Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, seguindo o princípio de Ebenezer Howard de Cidade Jardim, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.
A cidade, planejada desde o seu nascimento, oferece uma flora invejável. O ano todo é possível observar as suas ruas arborizadas que produz um ar bom de se respirar, mas especialmente na passagem do inverno para a primavera, muitas árvores explodem em flores. Maringá é considerada uma das cidades mais verdes do mundo.
Maringá conta com cinco grandes centros comerciais: Shopping Avenida Center, Shopping Cidade, Shopping Mandacaru Boulevard, Shopping Maringá Park (antigo Aspen Park Shopping Center) e Shopping Catuaí Maringá.Sendo este o segundo maior do interior do Paraná.
O Catuaí Maringá.
Maringá é um modelo de cidade-jardim, projetada pelo urbanista Jorge Macedo de Viera, o seu traçado viário e intensa arborização das ruas, assegura uma peculiar paisagem para a cidade.
Tem como principais pontos turísticos: a Catedral de Maringá (Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória), segundo monumento mais alto da América do Sul e décimo do mundo com 124 metros de altura; o Parque do Ingá, com 47,3 hectares; o Parque das Grevíleas, com 44,6 hectares.
A Catedral.
Parque do Ingá.
Mesmo com os problemas, Maringá ainda preserva a fama de cidade verde, ecologicamente bem cuidada. Sua origem teve planejamento, projeto urbanístico – reservas florestais, canteiro central, avenidas largas, diversas espécies de árvores que segue um Plano Diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário