domingo, 30 de junho de 2013

Curitiba - "Capital das Araucárias"

Curitiba é um município brasileirocapital  do estado do Paraná, localizada a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.746.896 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 29 municípios e que possui 3 172 357 habitantes sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil , e a segunda maior da Região Sul, sendo superada somente pela Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital do Paraná ao longo dos últimos anos tem se consolidado como a cidade mais rica do Sul do país e a 4ª em nível nacional. 






Curitiba tem um clima temperado marítimo (Cfb) de acordo com a classificação climática de Köppen.48 , com temperatura média de 11 °C no mês mais frio, caindo por vezes abaixo de 2 °C, em dias mais frios. Durante o verão, a temperatura média é em torno de 23 ºC, mas pode subir acima de 32 ºC em dias mais quentes. Ondas de calor durante o inverno e ondas de frio no verão não são incomuns e mesmo dentro de um único dia pode haver uma grande variação. Vários fatores contribuem para a natureza variável do clima: o terreno plano rodeado por montanhas em forma arredondada com raio de 40 km ajuda a bloquear os ventos, permitindo que a neblina matinal cubra a cidade nas manhãs de frio.




                                                                                  Inverno no  Parque Barigui.





Araucária durante o pôr-do-sol em Curitiba.


Centro financeiro da cidade.



Jardim Botânico de Curitiba é um dos cartões postais mais populares da cidade.



Ponto de ônibus da Rede Integrada de Transporte, conhecido como "tubo".




Interior da Ópera de Arame.


A hipótese mais popular para a origem do nome da cidade é a de que este derivaria da expressão indígena "curi'i ty(b) ba", que em língua guarani significa "muito pinhão".



Nenhum comentário:

Postar um comentário